terça-feira, 6 de outubro de 2009

Cientistas ao Palco do Teatro Nacional D. Maria II


Depois da Noite dos Investigadores, os Cientistas continuam a subir ao palco - o espectáculo de Teatro-Fórum De que falamos quando falamos de cientistas? vai poder ser visto no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, dias 20 de Outubro e 17 de Novembro, 19h00, entrada livre.


Para os que viram e ficaram a pensar em melhores estratégias de enfrentar ou resolver os conflitos, esperamos por vocês. Para os que não conseguiram ouvir tudo, a oportunidade de não perder pitada. Aos que não puderam partilhar connosco a noite especial dos investigadores - a possibilidade de o fazerem noutro cenário.


Sinopse
A vida dos cientistas tal como ela é: como se começa a carreira de investigação, como é que se conjuga o trabalho com a família e amigos, ficar ou ir embora de Portugal, o que são os orientadores e o que fazer quando desorientam. O que são bolsas e empregos científicos? De que vivem, o que querem, de onde vêem e para onde vão?
Só vale a pena ser cientista se for para descobrir a cura definitiva do cancro, a vacina para o HIV ou ganhar o prémio Nobel?
Cientista que se transformaram em actores para explicar tudo isto e mais, num espectáculo de teatro fórum que tenta responder à grande pergunta:Afinal, de que é que falamos quando falamos de cientistas?
_____
O Teatro-Fórum é um género teatral que pede a actuação da plateia na discussão dos conflitos apresentados em palco: os espectadores transformam-se também em actores para ensaiarem possíveis resoluções ou novas formas de discutir as questões apresentadas.

Ficha técnica
Autoria: David Marçal, Joana Lobo Antunes e Romeu Costa
Encenação: Romeu Costa
Interpretação: Américo Duarte, Ana Castro, Ana Osório Oliveira, Andrea Santos, Catarina Francisco, Catarina Silva, Cláudia Andrade, Cláudia Gaspar, Mariline Justo e Sónia Negrão
Direcção: Joana Lobo Antunes e Romeu Costa
Produção: c. q. d. - como queríamos demonstrar
Agradecimentos: Ângela Crespo, Leonor Alves, Luís Branco, Pedro Ferreira, Rosana Rocha
Financiamento: União Europeia, Programa Marie Curie
Apoios: Fórum Lisboa, Instituto de Medicina Molecular, Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Instituto Gulbenkian de Ciência, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Bragança.
Duração: 1h15