quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Cientistas ao Palco nos Açores - Teatro Fórum

25 de Junho, Escola Básica e Secundária da Povoação, ilha de S. Miguel, Açores. Voltámos a reunir a equipe de cientistas e encenadores que construiram o espectáculo de teatro-fórum e rumamos para estudantes de escolas secundárias, público ainda não experimentado com os problemas e conflitos que construimos para provocar a reflexão de que falamos quando falamos de cientistas?

Depois dos últimos retoques de marcações no espaço que tínhamos disponível, começou a peça.








Romeu Costa e Magda Novais a curingar - um dos papéis mais complexos no teatro-fórum. Há que aquecer o público, dar-lhe espaço para intervir, abrir vontades e romper timidezes para que se tenham participações em palco e não apenas com teorias.

O espectáculo na Povoação foi muito bem sucedido, com imensas propostas em cena para novas abordagens aos problemas que surgem na vida dos investigadores.








A surpresa maior veio quando se apresentaram as actrizes, que na realidade são todas investigadoras e não artistas (mas também).





Muitas alunas quiseram saber ainda mais sobre o que é isto de ser cientista, o que fazer para lá chegar e como explicar aos pais que é uma opção válida de vida.




Satisfeitos e alegres com a missão cumprida, a equipe que realizou este espectáculo: Mariline Justo, Catarina Silva, Ana Oliveira, Ana Castro e Virgínia Marques (as cientista-actrizes), Joana Lobo Antunes, Romeu Costa e Magda Novais (os encenadores, curingas, produtores, escritores, motoristas, e o que mais for preciso)









Regressaremos!

Sem comentários: