segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Conheça os Cientistas que fazem Stand up Comedy

Bruno Pinto

Licenciado em biologia, trabalhou durante alguns anos no estudo e conservação de espécies ameaçadas e em educação ambiental, tendo passado um ano de folia em Inglaterra em que também aproveitou para fazer um mestrado. Como se esses longos anos de estudo não bastassem, ainda fez um doutoramento na área da história ambiental que lhe deu muitas dores de cabeça e desenvolve actualmente um projecto de pós-doutoramento no Museu Nacional de História Natural. Nos seus tempos livres, fez teatro, aprendeu música, dedicou-se (e ainda se dedica) à fotografia e escreveu humor. Há rumores de que já consegue atar os atacadores dos sapatos sem a ajuda da sua mãe.



Cheila Almeida
Foi em Faro onde passou alguns anos da sua vida a aprofundar o seu gosto pelo mar ou a fazer o que também se pode considerar de uma Licenciatura em Biologia Marinha e Pescas. Trabalhou em taxonomia de invertebrados marinhos (todos os outros organismos que não interessam porque não são peixes e não se comem) e fez uma tese de mestrado sobre os caranguejos casa-alugada (uns espécimes que rentabilizam o excesso de conchas vazias no oceano). Nos últimos tempos tem estado fora de água. Trabalhou na área da comunicação de ciência e recentemente iniciou o seu doutoramento na área do consumo sustentável de peixe. Aceitou o desafio de fazer Stand-up Comedy para ultrapassar o seu maior receio: que o céu lhe caía em cima da cabeça.


Daniel Silva


Licenciado em Informática, está a efectuar um Doutoramento em Bioinformática no Instituto de Medicina Molecular de Lisboa em coisas altamente complexas que nem o próprio percebe. Trabalhou durante dois anos no sector privado, porque o dinheiro também faz falta, onde foi coordenador de uma área de Business Intelligence. Quando não está entretido a brincar com os zeros e uns, gosta de fazer barulho, ou como alguns eruditos o definem “música”, tocando bateria. Também é um aficionado por desporto: basquetebol, futebol, ténis, andebol, futsal, levantamento do copo e arremesso do coirato.


Ivette Pacheco

Licenciada em Engenharia Química e mestrada em Bioquímica, no México. Até o final do ano 2009 encontra-se entre as pessoas mais procuradas por genocídios de 1º grau a baratas, aranhas, bactérias, vírus e principalmente ratinhos. Mas devido ao facto de partilhar nacionalidade com o homem mais rico do mundo e com a Miss Universo 2010 foi absolvida das acusações. Actualmente, está a preparar um Doutoramento em Ciências Biomédicas na Universidade do Algarve, relacionado com a reinvenção do coração, porque alguem tem que reparar o dos homens!


João M. Damas

Licenciado em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é actualmente estudante de doutoramento em simulação biomolecular no Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa, em Oeiras. O benjamim dos Cientistas de Pé é um internauta inveterado e amante das novas tecnologias, embora também goste de embarcar de vez em quando em experiências outdoor, como campismo ou escalada. Apesar de confiar muitos nos amigos, é um céptico por natureza: detesta demagogia, crendices, banha da cobra e sobretudo pulseiras quânticas




Sandra Mateus

Licenciada em sociologia, pós-graduada em Educação e Sociedade e quase quase doutorada em sociologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), dedica-se aos mistérios sociais da educação, juventude e etnicidade. Tem coração africano, ansiedade portuguesa e apetite italiano. Cresceu numa família de palhaços mas, infelizmente, não herdou nenhuma comicidade. Gosta de partir preconceitos à martelada, e milita facilmente por boas causas, como a preservação das baleias japonesas, o combate às desigualdades sociais e a defesa dos direitos dos cantores de hip-hop e B-Boys. Sonha ganhar um Nobel, mesmo que seja só da Paz. Define felicidade como o acto de entrar em aviões ou comboios com destinos improváveis.

Sofia Guedes Vaz

Engenheira do ambiente e doutorada em filosofia do ambiente, dedica-se agora a um pós-doutoramento para se preocupar com consumo sustentável, na Universidade Nova de Lisboa. Foi emigrante em Copenhaga durante sete anos e fez o mestrado e parte do doutoramento em Inglaterra. gosta da palavra irrequieta, tem alma de nómada e detesta saber onde poderá estar daqui a 5 anos. Já teve mais de dez empregos, o mais longo o tal de sete anos na Agencia Europeia do Ambiente. A crise ambiental deve-se ao facto de ninguém a levar a sério. Não acha particular graça ao humor, não sabe quem é um humorista de que todos falam mas não gostam e raramente alguém ri do que diz. Stand up é um último reduto para tentar mudar o mundo, se não funcionar vai dedicar-se a dar banho a cães. É canhota, tem dois filhos, já correu uma meia maratona e detesta atum.

Sem comentários: