segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Quem leva os Cientistas ao Palco de Lisboa?

BRUNO PINTO


Licenciado em Biologia, trabalhou durante alguns anos no estudo e conservação de espécies ameaçadas e em educação ambiental, tendo passado um ano de folia em Inglaterra em que também aproveitou para fazer um mestrado. Como se esses longos anos de estudo não bastassem, ainda fez um doutoramento na área da história ambiental que lhe deu muitas dores de cabeça e desenvolve actualmente um projecto de pós-doutoramento no Museu Nacional de História Natural. Nos seus tempos livres, fez teatro, aprendeu música, dedicou-se (e ainda se dedica) à fotografia e escreveu humor.

Para a Noite dos Investigadores 2010 escreveu o espectáculo Os últimos dos texugos - no ano internacional da biodiversidade, leva-se a cena uma sátira num cenário futurista, em que os texugos estão em vias de extinção e a sua permanência à face da Terra depende de três biólogos portugueses. Actuará também como Cientista de Pé, espectáculo de Stand-up Comedy.


DAVID MARÇAL


Licenciado em Química, Doutorado em Bioquímica, actualmente bolseiro de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia para divulgação e promoção da ciência.

Jornalista de ciência no Público por um curto período de tempo, criativo das Produções Fictícias desde 2003, especialista em textos humorísticos que envolvam ciência que tem publicado regularmente no Inimigo Público, suplemento satírico do Jornal Público.

É autor do espectáculo Stupid Design, co-autor do Nascer da Evolução e De que falamos quando falamos de cientista?, e coordenador de texto do Stand-up comedy com cientistas, Cientistas de Pé, espectáculos concebidos para a Noite dos Investigadores 2009. Ganhou o Prémio Ideias Verdes Fundação Luso - Expresso 2010 para criar e produzir novos Cientistas de Pé com temas ambientais.


Para a Noite Europeia dos Investigadores 2010 assina o texto do Método de Bosão de Higgs, a apresentar no Museu da Ciência em Coimbra, coordena os textos dos Cientistas de Pé e é co-responsável pelo argumento d'Os ultimos dos texugos com o Bruno Pinto. Vê-lo-ão ainda no palco de Lisboa a apresentar os cientistas-stand-upers.


MAGDA NOVAIS


Licenciada em Teatro - formação de actores e encenadores pela Escola Superior de Teatro e Cinema, começou a fazer teatro com 10 anos e nunca mais parou. Até que Em Janeiro largou tudo e foi para o Brasil descobrir pessoas e lugares, voltou cheia de saudades e agora entre teatros dedica-se à sua ciência preferida: a horta que cultiva com todo o carinho e de onde sai a melhor rúcula do mundo.

Para a Noite dos Investigadores 2010 faz assistência de encenação em Os ultimos dos texugos, de Bruno Pinto, e é responsável pelo espaço cénico, sonoplastia e luz dos espectáculos de teatro a ver em Lisboa.


ROMEU COSTA

Actor formado pela Escola Superior de Teatro. Começou a sua carreira profissional com a companhia de teatro O Bando e desde então tem trabalhado com vários encenadores, entre os quais, João Brites, Madalena Vitorino, Maria Emília Correia, Miguel Loureiro, Gonçalo Amorim, Bruno Bravo, Miguel Seabra, Pedro Gil, Nuno Pino Custódio e Natália Luíza.

Em Novembro estreará o espectáculo 60 Durações de um Minuto, com encenação de Marco Martins e Clara Andermatt, para o São Luíz.

Ultimamente tem aliado à representação a coordenação de grupos teatro, na área de formação e direcção de actores. Já fez de cientistas actores para a Noite dos Investigadores 2009, no espectáculo de Teatro-fórum De que falamos quando falamos de cientistas? e como stand up comediantes para os Cientistas de Pé.

Para a Noite dos Investigadores 2010 encena Os ultimos dos texugos, de Bruno Pinto, e os Cientistas de Pé, espectáculo de stand up comedy.



PRODUÇÃO

c.q.d.



Com


IICT
Instituto de Investigação Científica e Tropical









VAC
Associação Viver a Ciência


----
22h00 Os últimos dos texugos
23h00 Cientistas de Pé
Largo dos Jerónimos, Lisboa
24 de Setembro
Entrada Livre



21h30, 23h00 O Método do Bosão de Higgs
Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Largo Marquês de Pombal, Coimbra
24 de Setembro
Entrada livre

Sem comentários: